O papel da ouvidoria e do canal de denúncias na imagem corporativa

O canal denúncia possui um papel fundamental para a imagem de uma empresa, pois demonstra que possui um forte compromisso com a lei, segue as regulamentações e a ética. Isto é, que o bem-estar dos colaboradores vem em primeiro lugar e que podem denunciar caso sintam desconfortos causados por colegas.
Este é um eficiente controle para se ter na companhia, pois permite que os gestores descubram se existem anormalidades. Por meio dos dados recolhidos, pode tomar decisões mais assertivas, o que ajuda na prevenção de erros e na resolução dos problemas com agilidade.
Qual o papel do canal de ouvidoria na imagem corporativa?
Seu papel é o de atuar na segurança da reputação e imagem da empresa, protegendo contra possíveis informações negativas. O canal de ouvidoria auxilia a gerar mais transparência e permite que a equipe denuncie conflitos ou abusos internos sem a necessidade de se expor, o que melhora o relacionamento com a companhia.
Possuir um canal voltado especialmente para denúncias, sobretudo os terceirizados, deixa claro que a empresa se importa com a opinião dos colaboradores e quer resolver o que for preciso. Esse é um ponto positivo porque ajuda na diminuição de crises internas, evita conflitos e garante que as melhorias ocorram constantemente.
Como o canal denúncia fortalece a credibilidade?
Demonstra que a marca se preocupa com questões de ética, transparência, segurança, saúde e bem-estar dos funcionários. Uma companhia que possui maior responsabilidade transmite para futuros talentos, parceiros e clientes que segue o que manda a lei à risca.
O canal para denúncias tem um forte diferencial por possibilitar que problemas sejam mitigados no início. Caso anormalidades sejam coletadas e enviadas para a gestão, medidas urgentes são tomadas para controlar o caso e manter o fluxo interno organizado e sem problemas.
Canal de ouvidoria e canal denuncia podem ser usados juntos?
É possível usar ambos os canais para obter informações cruciais e, posteriormente, realizar um direcionamento mais assertivo. O diferencial da ouvidoria, é por possibilitar que reclamações ou elogios sejam coletados e enviados para o time de gestão avaliar e identificar pontos de melhorias.
Em relação ao de denúncias, as pessoas podem se manter anônimas para falar sobre casos de violações das regras da empresa, assédio verbal, sexual ou moral, corrupções ou conduta inadequada. As informações são repassadas para os responsáveis da empresa para medidas corretivas serem tidas o mais rápido possível.
Como a empresa deve comunicar a existência e a eficácia desses canais?
Com transparência e de maneira sempre acessível para assegurar total confidencialidade das informações. Nenhum dos denunciantes, ou clientes que fizeram reclamações, por exemplo, deve ter os perfis expostos porque a intenção é a de manter a segurança para prevenir retaliações. Confira outros fatores importantes:
- Comunicar sobre a existência dos canais por meio de canais ou comunicados via e-mail;
- Realizar treinamentos constantes com a equipe;
- Fazer eventos e fazer reuniões para debater sobre a ética no trabalho;
- Elaborar uma política contra a retaliação;
- Assegurar que os denunciantes se mantenham anônimos e seguros.
O canal denúncia precisa ser robusto, fácil de navegar, utilizar e enviar relatos sobre problemas que tenham acontecido na empresa. É indispensável existirem opções para se manter anônimo, pois proporcionam uma sensação mais forte de segurança, permitindo que os colaboradores relatem as situações vividas.
Um canal de ouvidoria, como o do Contato Seguro, possibilita que reclamações, elogios e demais problemas sejam coletados mais rapidamente. Para implementar ambos recursos em seu negócio, preencha o formulário com os dados solicitados e aguarde o retorno de chamado por parte dos especialistas!
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